Sobre o CE-DOHS

A plataforma CE-DOHS, pioneira no Nordeste, reúne extensa base documental, que já ultrapassou as fronteiras dos sertões; foi implementada para estudo da história do português brasileiro, com base em corpora, em cooperação com o Programa para a História do português (PROHPOR), coordenado por Rosa Virgínia Mattos e Silva, com contribuição direta ao seu Banco Informatizado de Textos (BIT), na inflexão do PB, desde 1994; a partir de 1997, contribuições ao Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB), de 1997-2019, coordenado por Ataliba Castilho, no âmbito do PHPB-Equipe Bahia (Salvador/Feira de Santana), tendo sido iniciado com o Projeto “Contribuições para a constituição de um banco de textos e de um banco de dados para o estudo da história do português do Brasil, do séc. XVII ao XX”, iniciado, em 1998, pela Professora Doutora Ilza Maria de Oliveira Ribeiro.

Nossa Coleção

A plataforma disponibiliza cerca de 2,3 milhões de palavras, quase 5 mil documentos, consolidando-se como um banco de textos com criteriosos controles sócio-histórico, diplomático, paleográfico e filológico.

Conjuntos Documentais
Conjunto 1

Composto por manuscritos escritos entre 1808 e 2000, por indivíduos nascidos no Brasil, a partir de 1756, e por amostras de fala de brasileiros gravadas nas últimas décadas do século XX, na Bahia.

Conjunto 2

Composto por manuscritos escritos entre 1640 e 1808, por diferentes populações nascidas no Brasil, a partir de 1590, e, como documentação adicional, por manuscritos produzidos por portugueses, no Brasil, nos primeiros 150 anos de colonização, e por textos impressos e sem circulação, em Portugal, a pedido de brasileiros.

A partir de 1997, contribuições ao Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB), de 1997-2019, coordenado por Ataliba Castilho, no âmbito do PHPB-Equipe Bahia (Salvador/Feira de Santana), tendo sido iniciado com o Projeto "Contribuições para a constituição de um banco de textos e de um banco de dados para o estudo da história do português do Brasil, do séc. XVII ao XX", iniciado, em 1998, pela Professora Doutora Ilza Maria de Oliveira Ribeiro.

Uma parte desses documentos encontra-se editada também em linguagem xml. No total, a plataforma CE-DOHS disponibiliza ao consulente, por meio de acesso livre e gratuito, em consonância com os princípios da Ciência Aberta, cerca de 2,3 milhões de palavras, quase 5 mil documentos, tendo atingido a meta traçada quando de sua criação, em 2010, consolidando-se como um banco de textos, com criteriosos controles sócio-histórico, diplomático, paleográfico e filológico. Oferece a plataforma interfaces para a exploração linguística, em corpora coloniais e atuais, a partir de perguntas postas na literatura especializada, com forte senso de valorização das hipóteses construídas coletivamente pelos projetos antecedentes, unindo especialidades de diversas áreas e teorias, a fim de realizar o trabalho o mais qualificado possível, colaborando com a agenda da história linguística do Brasil, sempre pautada na busca pela excelência de edição e transcrição, por meio do compartilhamento entre áreas interdisciplinares.

Este banco de textos permite variados estudos, tanto no âmbito da Linguística Histórica Sócio-Histórica como da Linguística diacrônica: estudos de gramáticas, de competição de gramáticas, estudos de periodização, tanto linguística quanto sócio-histórica, dessas gramáticas, vistos como complementares, entre outros. Para mais informações, consultar o projeto Guarda-Chuva, intitulado "CE-DOHS: um corpus para uma caracterização linguístico-gramatical do português brasileiro - fase colonial e fase pós-colonial", cuja construção é compartilhada com projetos anteriores e com projetos atuais, em uma rede de pesquisa muito produtiva.

As publicações da plataforma, referentes às agendas linguísticas, realizadas em diferentes linhas teóricas, às agendas de edição e de sócio-história, estão disponibilizadas em coletâneas, coleções e séries, bem como em diversos artigos e capítulos de livros, conforme se pode constatar nos Lattes dos pesquisadores participantes, e em diversas dissertações e teses, disponibilizadas, a maioria, no repositório do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da UEFS. São produtos que resultam de projetos cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG) da UEFS, com resolução CONSEPE, e financiados por diferentes agências de fomento, como o SEPESQ/UEFS, a FAPESB, o CNPQ e a CAPES, às quais fazemos nossos agradecimentos, publicamente; trata-se de projetos cadastrados na Plataforma Brasil, com parecer de aprovação.

Publicações

Confira as publicações do CE-DOHS! Elas estão disponibilizadas em coletâneas, coleções e em uma série (no prelo).

Ver Publicações
Pesquisa Acadêmica e Extensão

Conheça os projetos desenvolvidos pelo NELP, com apoio de agências como FAPESB, CNPQ e CAPES.

Saiba Mais
Siga-nos no Instagram

Carregando post do Instagram...

Ver Mais no Instagram

Linha do Tempo

1997

Criação do Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP) na UEFS, com foco no banco de textos e estudos linguísticos do português.

2009

Início do projeto "Vozes do Sertão em Dados", que contribuiu para a formação do CE-DOHS, com foco na história e formação do português brasileiro

2010

Criação do CE-DOHS, com financiamento da FAPESB, e início da edição de documentos em xml utilizando o eDictor.

2019

Início da segunda fase do projeto, recuando para o período de 1640-1808, com foco nas fontes raras e populações com acesso limitado à educação formal.

Nossos Números

+2.3M

Palavras

5K

Documentos

+25

Anos de Pesquisa

4

Agências de Fomento